quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

1º Semestre do Curso

Primeiro Semestre do Curso na Matéria de Introdução a Engenharia de Computação, concluimos um projeto de um carrinho que não usasse combustão, mas sim uma cobustão natural, no caso o ar.
Abaixo vou descrever a introdução do Projeto.

PROJETO DE INTRODUÇÃO A ENGENHARIA E PESQUISA

1. Descrição e Objetivos
É proposto um projeto de engenharia aos estudantes matriculados na Disciplina Introdução à Engenharia e Pesquisa, com o objetivo de motivá-los para a carreira de Engenharia e demonstrar as etapas básicas de um projeto de Engenharia. O projeto será também utilizado para a geração de uma das notas que serão posteriormente consideradas no cálculo da média final individual dos alunos matriculados na citada disciplina. O projeto é a proposta de montagem de um pequeno veículo impulsionado unicamente por uma hélice acionada por um motor elétrico. Propõe-se que os estudantes matriculados na disciplina serão organizados em equipes, sendo que cada equipe apresentará o seu veículo projetado segundo regras definidas. Uma competição entre as equipes apontará o projeto de melhor desempenho. A competição, no entanto, tem como objetivo unicamente motivar os participantes para a construção dos veículos; a nota que será atribuída a cada equipe será baseada no Relatório de Projeto a ser entregue, e não pelo desempenho ou velocidade alcançada pelo veículo.

2. Equipes
Cada equipe será formada por um número mínimo de 02 (dois) e um número máximo de 03 (três) alunos. Cada equipe deverá entregar até o dia 22 de Março de 2010 ao professor responsável pela disciplina, um requerimento de inscrição contendo os seguintes dados: 
Nome e Número de Registro Acadêmico nas Faculdades COC de todos os componentes da equipe;
Nome da equipe;
Lema da equipe, na forma de uma frase.
Meios de contato com a equipe, tais como e-mail e/ou telefones.
Obs.: É vetada a inscrição de equipes com nomes e/ou lemas que possam ser considerados obscenos ou ofensivos a grupos étnicos, raciais ou sexuais, bem como que promovam marcas comerciais e/ou o consumo de bebidas alcoólicas, fumo e drogas.

3. Veículos
Cada equipe deverá construir por seus próprios meios um veículo de pequeno porte, com as seguintes características obrigatórias:
O veículo pode ter qualquer tamanho ou formato, desde que se encaixe nas seguintes dimensões máximas: 0,50 m de comprimento; 0,20 m de largura; 0,25 m de altura. O veículo deve ter obrigatoriamente rodas, sendo essas em qualquer número e diâmetro desejado. A única fonte de energia deve ser provida por meio de pilhas ou baterias elétricas de qualquer tipo, tensão, peso, tamanho, capacidade ou potência. É permitida a instalação de um único motor elétrico em cada veículo, sendo tal motor de qualquer tipo, tensão, peso, tamanho ou potência. Ao motor deverá estar mecanicamente acoplada uma hélice com diâmetro máximo de 0,14 m. O único meio de tração deve ser a tração ar produzida pela hélice, não sendo permitido que o motor tenha outra função além de girar a hélice. A hélice pode ser de qualquer tipo ou material, com o número de pás que se julgar
apropriado, desde que respeitado o diâmetro máximo de 0,14 m. É permitida a instalação da hélice tanto na parte dianteira como na parte traseira do veículo; é permitida, no entanto, uma única hélice em cada veículo. O veículo deve ser capaz de andar em linha reta, não sendo necessária a adoção de mecanismo para execução de trajetórias curvas. O veículo deverá ostentar obrigatoriamente a sigla COC o nome da equipe grafado em letras de no mínimo 1 cm de altura, em ambas as superfícies laterais. É permitida a afixação de propaganda nos veículos, desde que essa não promova o consumo de bebidas alcoólicas, fumo ou drogas.

4. Controle dos Veículos
Cada veículo deve ser dotado de um circuito eletrônico de controle, que permita a um operador humano controlar o acionamento do motor elétrico durante a competição. Tal controle deve ser feito por meio de uma lanterna elétrica dotada de no máximo duas pilhas de qualquer tamanho, sendo portanto obrigatória a adoção de um circuito eletrônico sensível à luz. À título de sugestão, mostra-se na Figura 1 um circuito eletrônico que poderá ser adotado para essa função. O circuito mostrado na Figura 1 contém um sensor foto-elétrico na forma de um LDR (light dependent resistor) R1, o qual apresenta baixa resistência elétrica quando é iluminado. Tal resistor está conectado ao terminal de base de um transistor bipolar Q1; quando o LDR R1 é iluminado, injeta-se uma corrente elétrica na base do transistor, o qual passa então a conduzir a corrente elétrica entre os terminais coletor e emissor, acionando dessa forma o motor elétrico de corrente contínua M. Devido a corrente normalmente elevada requisitada pelo motor elétrico, recomenda-se usar para Q1 um transistor do tipo Darlington, sugerindo-se o tipo TIP122 (fabricantes Motorola, Fairchild, National e outros). Este transistor suporta uma tensão entre os terminais coletor e emissor de 100 V, o que é mais que suficiente para a aplicação em pauta.


A Figura 2 mostra a identificação dos terminais para conexão do transistor TIP 122 ao circuito.

 
Figura 2: Identificação dos pinos de conexão do transistor TIP 122.


Para que o veículo não comece a andar com a iluminação ambiente, o LDR R1 deve ser instalado no interior de um tubo de material opaco, de modo que o mesmo só receba a luz incidente num ângulo determinado, permitindo dessa forma o acionamento do motor somente quando se ilumina o LDR R1 pela luz proveniente da lanterna.
É permitida a adoção de outros tipos de circuitos eletrônicos, diferentes daquele que é sugerido na Figura 1, desde que cumpram a função de controle do motor elétrico por meio do uso da lanterna. Recomenda-se ainda que seja incluído no circuito da Figura 1 um interruptor tipo liga-desliga em série com a alimentação proveniente das pilhas ou bateria, servindo como chave geral do circuito.

5. Relatório Técnico
Juntamente com a apresentação do veículo no dia 23/05, às 09:00 h, cada equipe deverá entregar ao professor responsável pela disciplina de Introdução à Engenharia e Pesquisa um Relatório Técnico do projeto executado, contendo, no mínimo, os seguintes itens:
Caracterização da equipe: nomes e número de Registro Acadêmico nas Faculdades COC dos participantes, nome da equipe e lema da equipe.
Descrição técnica do veículo, contendo dados tais como dimensões, material utilizado, características do motor e do sistema de alimentação, circuito eletrônico de comando utilizado, descrição do funcionamento do circuito eletrônico, relação de peças e componentes utilizados.
Considerações gerais sobre o desenvolvimento do projeto, desde sua concepção inicial até a construção da versão final do veículo, enfatizando as alternativas estudadas e os testes realizados.
Custo total do projeto, computando todos os materiais, peças e componentes adquiridos, mesmo que não tenham sido incluídos na versão final do veículo.
Custo do veículo em sua versão final.
Resultado de tomadas de tempo realizadas pela equipe com o veículo finalizado e eventuais versões intermediárias, para um percurso aproximado de 20 m.
Ata simplificada de todas as reuniões realizadas pela equipe, contendo: data, local, horário, nomes dos participantes, temas discutidos e decisões tomadas.
Conclusões.
Referências bibliográficas eventualmente consultadas pela equipe durante o projeto, incluindo livros, revistas, catálogos e documentos online.
Para a redação do relatório, deve-se utilizar como referência as Normas para apresentação de documentos científicos.
Opcionalmente, pode-se incluir no Relatório Técnico desenhos e/ou fotografias do veículo construído e de suas partes.

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